2ª Oficina de Fotografia de Natureza no PESRM.

O mês de junho foi realmente especial, pouco mais de 01 ano após o lançamento do livro BH Nossa Natureza, aconteceu a minha primeira oficina de fotografia de natureza em terras mineiras através de uma parceria com o PESRM. O sucesso foi tão grande, que logo após a primeira turma no dia 23, foi marcado uma segunda turma para o dia 30.

Organizado pelo PESRM – Parque Estadual da Serra do Rola Moça, a segunda turma aconteceu no dia 30 de junho 2018, nas dependências do centro de visitante do parque.

Abaixo a fots da 2ª Oficina de Fotografia de Natureza com Tiago Degaspari ministrada no PESRM em Belo Horizonte-MG.

Após a aula conceitual e teórica no auditório do centro de visitantes, todos os participantes foram para a prática em uma área natural de canga de minério, onde puderam vivenciar na prática a fotografia de natureza (fauna, flora e paisagens). Mais importante do que qualquer coisa, é a opinião de quem vivenciou essa experiência. Confira:

“Me aperfeiçoar mais na área da fotografia com o grande profissional e conceituado Tiago Degaspari só veio a somar muito em minha vida profissional, pois trabalho do ramo do Turismo e Cultura tenho a fotografia como cartão de visita de meu trabalho. Preciso ter boas fotografias para retratar todo meu trabalho aos clientes e usuários que utilizam meus serviços, além disto uso minhas fotos autorais em publicações e ilustrações de projetos. Agradeço a oportunidade de me qualificar melhor com  o Tiago e espero reencontrar esta pessoa maravilhosa novamente para continuar com outros cursos e oficinas.”
Julião Gomes – Gestor de Cultura e Turismo e Diretor de Museu.


“Eu nunca havia participado de uma expedição fotográfica, na verdade eu nem sabia o que era isso! Amei participar da oficina de fotografia ministrada pelo professor Tiago Degaspari, ele é incrível (e humilde), na verdade, o melhor professor de fotografia que eu já conheci. Ele explicou os conceitos básicos (e pilares) da fotografia para uma turma mista. Ele foi super atencioso com todos os participantes, tirou as dúvidas do público diverso com o mesmo profissionalismo. Nos mostrou fotos incríveis feitas por ele. Finalizado o workshop, saímos para campo – Serra Rola Moça- aplicar os conceitos que nos foi ensinado. Foi a primeira vez que consegui fazer fotos com o fundo desfocado! Aprendi fotometria e foi super legal!!  Se o professor Tiago Degaspari ministrar mil cursos, estarei presente em todos! Obrigada!”
Camilla Éllen Magalhães Martins – Belo Horizonte-MG.


“A Oficina de Fotografia dirigida por Tiago Degaspari trouxe dicas importantes de como manusear as câmeras, visando nos auxiliar a conseguirmos fotos mais elaboradas, deixando de utilizar os modos automáticos proporcionados pelos fabricantes. Foi uma experiência enriquecedora que ampliou minha visão e a minha compreensão de como conseguir melhorar a qualidade de minhas fotografias, sabendo utilizar de modo consciente os recursos disponibilizam pelas câmeras para nós, mas que na maioria das vezes não utilizamos por falta de entendimento do funcionamento dos mesmos. Foi uma oficina que valeu a pena e à qual recomendo, onde trabalhamos conceitos teóricos na primeira parte e na segunda parte saímos a campo para tentarmos aplicar os conceitos aprendidos, com o apoio e suporte do instrutor. Muito bom mesmo, Tiago, valeu demais e muito obrigado!”
Carlos Rodrigues – Belo Horizonte – MG.


“Participar da Oficina orientada pelo Tiago foi muito gratificante e instrutivo. Além de ter muito conhecimento para passar, o Instrutor Tiago tem muita disponibilidade para tirar dúvidas e trocar ideias. No meu caso, que já pratico de forma ainda que esporádica e amadora a fotografia de natureza em geral e em especial a fotografia e observação de aves, me interessava mais por aspectos gerais da fotografia de natureza e a parte prática. É sempre bom poder se expor a novas visões desta atividade, trocar ideias e aprender muitas de coisas novas.”
Paulo Gonçalves Carvalho – Belo Horizonte-MG


“No dia 30 de junho, no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, participei da Oficina de Fotografia ministrada pelo professor Tiago Degaspari. A parte da manhã foi dedicada aos aspectos conceituais e no período da tarde todo o grupo teve a oportunidade de colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula, com uma incursão pelo parque para registrar a fauna, flora e as paisagens desse local paradisíaco. Fiquei impressionada com a didática do Tiago, pois em uma turma diversificada não é nada fácil manter o interesse dos alunos e o professor o fez com maestria: foi muito atencioso com todos os participantes, ensinando-os a manusear os equipamentos, esclarecendo todas as dúvidas e motivando os alunos (dos iniciantes aos mais experientes) a captar e eternizar a beleza de cada instante através da fotografia. Muito obrigada Tiago!!”
Ariadne Camargos – Advogada – Belo Horizonte-MG.


“Queria agradecer muito ao Tiago pelo excelente curso ministrado de fotografia – fotografia da Natureza. A parte teórica foi impecável, de uma forma que atendeu todo o seu publico (pessoa que não tinha experiencia nenhuma com fotografia manual e pessoas com uma certa experiencia), o que dinamizou muito o curso e o deixou muito interessante. Ninguém  saiu com alguma duvidas das temáticas abordadas na parte teórica, eu por exemplo, aprendi e descobri funções da minha câmera que eu nunca tinha explorado. Já a parte pratica, também me surpreendeu minhas expectativa a forma que o Tiago a conduziu, dando atenção a todos e mesmo os mais dispersos pela gama de possibilidades do que fotografar, ele de forma bem sutil, foi nos dando toque do que fotografar e da aplicação de algumas técnicas abordadas na parte da manhã , além do uso de algumas tipo de configurações de fotometria para criar efeito na foto. No geral, sai do curso muito satisfeito pela decisão em faze-lo e com vontade de fazer vários outros ministrado pelo Tiago. É de fato enriquecedor e muito proveitoso as técnicas, dicas e experiencias que ele nos passa, agregou muito ao meu conhecimento de fotografia.”
Gefferson Guilherme – Belo Horizonte-MG


“O curso de fotografia da natureza com o Tiago é simplesmente maravilhoso. Com uma boa didática, tendo parte de aula teórica e parte prática consegui adquirir conhecimentos para capturar belas cenas da exuberante paisagem da serra do rola moça. Tanto em sala quanto em campo Tiago auxilia todos os alunos e ainda dispõe de um material didático que facilita o aprendizado. Amei o curso e super recomendo!”
Ana Paula Rocha – arquiteta – Belo Horizonte-MG


“Foi uma experiência muito enriquecedora, não apenas pela parte teórica e prática da oficina, mas também pela oportunidade da convivência com admiradores e interessados em preservação ambiental, para garantia de nossa sobrevivência e usufruto das belas paisagens e observação de animais em seu espaço natural. No quesito de meu desenvolvimento pessoal, seus esclarecimentos me redespertaram para o uso adequado dos muitos recursos disponíveis em uma câmera com ultra zoom. Especialmente, me motivei a deixar de lado o uso costumaz do “automático” e redescobri as alternativas e riqueza de possibilidades no modo manual, que eu havia aprendido a usar numa antiga SLR Praktica MTL3 fabricada na antiga Alemanha Oriental nos anos 1980, e que o automatismos me havia feito esquecer. Em especial, agradeço sua dedicação e atenção conosco, seus aprendizes, no decorrer da atividade. Abraço.”
Luis Gonzaga Oliveira – Belo Horizonte-MG


 

O PARQUE

PESRM – Parque Estadual da Serra do Rola Moça.
Av. Montreal, s/n – Jardim Canadá – Nova Lima – MG (acesso pela BR-040 Belo Horizonte – Rio de Janeiro).
Informações: (31) 3581-3782 no PESRM.
https://www.facebook.com/serradorolamoca/

 

Abraços e até a próxima.
Equipe Tiago Degaspari.